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FCC

Instituto Curitiba de Arte e Cultura

APRESENTAÇÃO

O Instituto Curitiba de Arte e Cultura é uma organização social sem fins lucrativos que executa as políticas públicas traçadas pela Prefeitura Municipal e implementadas pela Fundação Cultural de Curitiba. O caráter social do ICAC é talvez sua face mais evidente, mas não é a única. Aproximar público e produtores culturais, promover espetáculos e a própria renovação do ambiente artístico local são resultados da aplicação intensiva de capital tecnológico, humano e financeiro a partir de princípios e práticas de mercado, com metas de performance tão desafiadoras quanto sustentabilidade. Uma das interfaces nas quais opera o ICAC é a da mediação entre a liberdade das manifestações artísticas e o rigor inerente à gestão responsável. É atendendo a estes dois grupos de demandas que o Instituto viabiliza espaços, recursos financeiros, agendas e contratos envolvendo algumas das mais importantes instituições da cultura local e nacional, como a Camerata Antiqua de Curitiba, o Conservatório de Música Popular Brasileira, a Oficina de Música de Curitiba e dezenas de outros grupos e projetos nas áreas da música e literatura. A relação entre o poder público e a iniciativa privada é outro espaço onde o ICAC se movimenta com desenvoltura, mas com atenção redobrada à transparência. Esta é observada em todas as instâncias, desde os registros financeiros diários até os relatórios de atividades bimestrais, semestrais e anuais submetidos ao Tribunal de Contas e, por iniciativa do Instituto, à auditoria externa independente. Internamente, as atividades executivas são supervisionadas pelo Conselho Administrativo, responsável também pelo estabelecimento de indicadores e metas. Além da apreciação contábil e jurídica da movimentação financeira, os resultados das ações implementadas são disponibilizados por sistema informatizado para consulta em tempo real pela Fundação Cultural de Curitiba. Parceiros e patrocinadores também têm acesso aos dados por intermédio de relatórios fornecidos sob demanda. Os processos administrativos que impulsionam os projetos e as operações do ICAC são baseados em procedimentos de compras e serviços em permanente atualização, garantindo agilidade nas contratações e prestações de contas e permitindo também a incorporação de inovações. Este cuidado é particularmente importante quando se considera que o ICAC é responsável pela gestão de 22 espaços culturais com diversas finalidades, o que inclui tanto a alocação de recursos financeiros e materiais quanto de pessoal administrativo e artístico. A responsabilidade socioambiental é outro exemplo da sintonia do Instituto com os novos conceitos de gestão. Ela se materializa num processo sistemático que envolve toda a comunidade por meio de palestras e workshops sobre redução da geração de resíduos, uso racional de energia e aproveitamento de águas pluviais, entre outros. Exemplo mais relevante desta preocupação é a Oficina de Música, que conta com um extenso programa de separação e destinação de resíduos em parceria com organizações de catadores de recicláveis e, em conjunto com a Secretaria do Meio Ambiente, também no regime de parceria, neutralização do carbono gerado pelo evento por meio de reflorestamento. As boas práticas de gestão do ICAC constituem-se em diferencial competitivo fundamental para a atração de parceiros e formação de alianças. Os vínculos estabelecidos incluem desde órgãos dos diversos níveis da administração pública e serviços sociais autônomos até representações oficiais de governos estrangeiros e multinacionais privadas, além de grupos e artistas de renome no Brasil e no mundo. O ICAC reúne um conjunto raro de capacidades. Ao mesmo tempo em que dialoga com desenvoltura com o meio artístico, compreende e contribui decisivamente para a realização de objetivos institucionais estratégicos de empresas e governos.

 

MARINO GALVÃO JUNIOR

Diretor-Executivo do ICAC

Foto Marino Galvao Junior

Formado pela Universidade Federal do Paraná em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas. Especializado em Commedia dell’arte pela Scuola Internazionale del’attore Comico de Reggio Emília – Itália. Mestre em Gestão do Espetáculo pela SDA Bocconi de Milão, em parceria com o Piccolo Teatro de Milão e Accademia Teatro Scala de Milão. É ator, diretor de produção e diretor teatral tendo estado em mais de 60 espetáculos entre profissionais e amadores. Entre 1995 e 2015 atuou como produtor associado ao Teatro Lala Schneider. Em 2002 foi selecionado pelo programa "ApArtes" da CAPES/MEC e cursou pós-graduação em artes cênicas com ênfase em Commedia dell’Arte na Itália, onde passou um período de 18 meses dividindo-se entre aulas teóricas, práticas, representações e assistência de direção. Em 2011, através de uma Bolsa-Residência da FUNARTE, cursa o Master in Management dello Spettacolo pela SDA Bocconi de Milão, em parceria com o Piccolo Teatro de Milão e a Accademia Teatro Scala de Milão. Em maio de 2015 assume a diretoria executiva do ICAC, Organização Social que mantém contrato com a Prefeitura de Curitiba e responde pela Gestão da Camerata Antiqua de Curitiba, Oficina de Música de Curitiba, Conservatório de MPB e Capela Santa Maria. Em 2016 participa a convite de dois eventos internacionais de grande relevância para as artes e para a cultura: Na Escócia faz parte do 1º IFA - International Festival Academy na cidade de Edimburgo, realizado pelo British Council e pela Universidade Napiers, um programa de intercâmbio entre gestores de festivais de todo o mundo. Nos Estados Unidos participa do International Visitor Leadership Program (IVLP) realizado pelo Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo tendo como foco visitas às instituições culturais norte-americanas nas cidades de Nova York, Atlanta e Washington. Atualmente faz parte do Fórum Brasileiro de Direitos Culturais, organização que reúne mais de cem entidades não governamentais ligadas ao setor cultural.

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