Ir para conteúdo
FCC

Home Studio: Produção e Gravação Musical em Casa | Alexy Viegas

Música e Tecnologia

EMENTA: Fundamentos para elaboração e desenvolvimento de pequenos estúdios (home studio); noções de áudio digital; interfaces de áudio; monitoramento (fones de ouvido e caixas amplificadoras); conversores digital-analógico e analógico-digital; microfonação; gravação e captação; manipulação de áudio e MIDI, noções de mixagem e masterização.

Objetivos: Este curso pretende explorar questões que envolvem a elaboração, manutenção e utilização de um pequeno estúdio. Ao final do curso, o aluno terá sido apresentado a uma gama satisfatória de recursos e técnicas para a realização de pequenas gravações domésticas e projetos de música e áudio. O curso pretende incentivar o desenvolvimento de competências e habilidades sonoro-musicais do aluno através da discussão de ferramentas tecnológicas convenientes à criação e produção musical.

Recursos Didáticos: Aulas expositivas e atividades dirigidas (como resolução de problemas e exercícios teóricos e práticos). Proposição de estudos e discussão em sala de aula, bem como sugestão para atividades.

Conteúdo Programático:

 - Interfaces, cabeamento e monitoramento

- Conversão AD e DA

- Microfones e fundamentos de captação

- Níveis de sinais: baixa-saída e alta-saída (níveis de microfone), nível de linha do consumidor (-10 db) e nível de linha profissional (+10 db)

- Protocolo MIDI: controladores e acessórios

- Processamento e gain staging

Noções básicas de acústica;

- Princípios fundamentais das DAW (digital audio workstations);

- Edição de áudio básica;

- Preparação e organização de sessão em DAW;

- Plugins processadores de áudio: instalação e funcionamento.

 

PRÉ-REQUISITOS: Músicos profissionais ou amadores, com conhecimento de teoria musical básica e/ou razoável nível de proficiência em seu instrumento musical. Caberá aos professores decidirem se o aluno será ativo ou ouvinte.

Bibliografia:

Nisbett, Alec. The Sound Studio: Audio Techniques for Radio, Television, Film and Recording, 7th Edition.  Focal Press, Burlington, 2003.

HUBER, David Miles; Runstein Robert. Modern Recording Techniques. New York: Routledge, 2017.

OWSINSKI, Bobby. The Recording Engineer's Handbook. Burbank: BOMG Publishing, 2017.

OWSINSKI, Bobby. The Mixing Engineer's Handbook. Burbank: Bobby Owsinski Media Group, 2017.

Complementar:

ROSE, J. Audio Postproduction for Film and Video, 2nd Edition, Focal Press, 2009.

*Textos fornecidos pelo professor.

 

LEIA ATENTAMENTE O REGULAMENTO ANTES DE EFETUAR SUA INSCRIÇÃO: REGULAMENTO 37ª OFICINA DE MÚSICA DE CURITIBA

A INSCRIÇÃO DO ALUNO EM QUALQUER DOS CURSOS OFERTADOS NA OFICINA DE MÚSICA DE CURITIBA IMPLICA AUTOMATICAMENTE NA CIÊNCIA E ACEITAÇÃO INTEGRAL DO PRESENTE REGULAMENTO.

Categoria
Música e Tecnologia
Valor
R$ 130,00*
Local
LocalLABCOM - PUCPR
Seleção
Não
Nº Vagas
Por turma
Nº Inscritos
Por turma

Turma Turma 1 - Manhã

Professor
Alexy Viegas (Brasil)

Turma Turma 2 - Tarde

Professor
Alexy Viegas (Brasil)
    Nº Vagas: 20 - Nº Inscritos: 20
    Período
    16/01/2020 à 25/01/2020
    Horário das Aulas
    • 16/01/2020 - 10h00 às 12h00
    • 17/01/2020 - 10h00 às 12h00
    • 18/01/2020 - 10h00 às 12h00
    • 19/01/2020 - 10h00 às 12h00
    • 20/01/2020 - 10h00 às 12h00
    • 21/01/2020 - 10h00 às 12h00
    • 22/01/2020 - 10h00 às 12h00
    • 23/01/2020 - 10h00 às 12h00
    • 24/01/2020 - 10h00 às 12h00
    • 25/01/2020 - 10h00 às 12h00
    * Matriculando-se em mais de um curso, você tem direito a um desconto progressivo.