Ir para conteúdo
FCC

12h10

Grupo Serenô leva samba e batuque ao Teatro do Paiol

Em razão de uma queda de energia na região do Teatro do Paiol, na última segunda-feira (20), o grupo curitibano Serenô ficou impedido de realizar o lançamento do seu primeiro CD. Mas o público terá a oportunidade de conferir o talento dos músicos, no espetáculo que acontece nesta sexta-feira (24), às 19h, quando o Teatro do Paiol será invadido pelo samba e batuques que marcam a trajetória vitoriosa do Serenô.  

O álbum, que tem o mesmo nome do grupo, registra 12 músicas autorais, já conhecidas e cantadas pelo público que acompanha o “Baile do Serenô”, realizado pelo grupo há seis anos, na sociedade Treze de Maio, em Curitiba. Entre as composições estão “Aguerê” e “Chuva de Mar” e a canção “Saudação ao Serenô”, que foi trilha do seriado “As Brasileiras” da Rede Globo, em 2012.

Durante um ano, conceitos, direção musical e arranjos foram construídos e executados coletivamente. Todos os integrantes do grupo fazem participações instrumentais e vocais, assim como muitas das composições resultaram de parcerias entre os componentes.

Com Roseane Santos na voz e na percussão, Dú Gomide no violão 7 cordas  e voz,  Evandro Cardoso “Manchinha” na gaita ponto e voz, Gustavo Proença na percussão, trompete e voz e Denis Mariano na percuteria, o “Serenô” tem mais de seis anos de estrada. Desde o início de sua trajetória enveredou pela pesquisa do samba e outros batuques brasileiros – principalmente nos temas que falam da mitologia afro-brasileira.

O compositor baiano Roque Ferreira é uma das principais influências na identidade sonora do grupo, que pesquisa também compositores que contam histórias, contos, referências rurais e possuem como tema as forças da natureza. O diferencial surge quando o Serenô compartilha essas referências com temas urbanos, como o samba de São Paulo, que possui grande força nesse conceito.

Apoios – Para realizar a Oficina de Música, a Prefeitura e a Fundação Cultural de Curitiba (FCC), por meio do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), contam com o apoio das seguintes instituições: Faculdade de Educação Superior do Paraná (FESP), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Birmingham Conservatoire / City University, Embaixada de Portugal no Brasil, Camões Instituto da Cooperação e da Língua no Brasil, Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, Centro Cultural Teatro Guaíra, Comunidade do Redentor, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Consulado Geral da França em São Paulo, E-Paraná, Família Farinha, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), Faculdade de Artes do Paraná (FAP), Goethe Institut Curitiba, Gramophone, Secretaria de Estado da Cultura, SESC Paço da Liberdade, SESI – Serviço Social da Indústria e UFPR/Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

 

Serviço:
32ª Oficina de Música de Curitiba
Show de lançamento do CD do grupo curitibano “Serenô”
Data e horário: dia 24 de janeiro de 2014 (sexta-feira), às 19h.
Local: Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, s/n – Prado Velho).
Ingressos: R$ 30 e R$ 15


Mais informações sobre a 32ª Oficina de Música de Curitiba nos site: 
www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br

Fotografias estão disponíveis no endereço:
http://www.flickr.com/photos/fundacaoculturaldecuritiba

Autor: Assessoria de Imprensa da FCC
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Fale com a comunicação

Veja Também

Outras Notícias

Aula inaugural nesta terça dá largada à Oficina de Música de 2020

Continue lendo

Oficina de Música reabre inscrições para cursos de seleção

Continue lendo

Veja a lista dos selecionados para os cursos da Oficina

Continue lendo

Crianças poderão participar de cursos da Oficina de Música nas férias

Continue lendo

Oficina de Música reabre inscrições para 39 cursos

Continue lendo