Ir para conteúdo
FCC

15h37

Deficientes visuais dão aula de superação na Oficina de Música

Superação e inclusão são conquistas de alguns estudantes da 36º Oficina de Música de Curitiba, que primeira vez colocou na grade pedagógica cursos para pessoas com deficiência visual e física. Trinta e três cegos estão participando das aulas de Fundamentos do Sistema Braille e da Musicografia Braille e de Elementos do Som e da Apreciação Musical, ambos com o músico Luiz Amorim, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC).

“Nos sentimos acolhidos pela Oficina de Música e recebemos muito afeto, pois entenderam nossas limitações pela acessibilidade e temos ajuda desde que saímos do ônibus até no almoço. Tudo para dar conforto e tranquilidade”, comentou o Amorim, que também é deficientes visual.

As aulas inclusivas começaram na terça-feira (22/1) e vão até este sábado (26/1). Com a intensão de dar apoio aos alunos e melhorar o aproveitamento das aulas, cinco voluntários inscritos na Oficina reforçam a estrutura.

A atriz curitibana Helen Hamada, aluna de Elementos do Som e da Apreciação Musical, buscou o curso para complementar os estudos. “Sempre tive um pezinho na música, mas agora estou tentando ser uma multiartista. O curso ajuda muito e as aulas são produtivas”, afirmou Helen.

As aulas possibilitam à professora de música Simone Miranda compreender melhor o processo de escuta dos alunos. “O professor Luiz Amorim é ótimo e usa a mesma linguagem que os alunos. A Oficina de Música está de parabéns”, disse.

Para Amorim, o processo de inclusão acontece pela interação entre os cegos e os demais alunos da Oficina. “As pessoas sem deficiência, seja a equipe de produção, seja quem está passando pelo local, aprende a conviver com a diversidade humana. Não existe só um tipo de ser humano, existem vários e a pessoa que não enxerga é um desses tipos que têm ficado a margem.”

Nesta edição da Oficina de Música também aconteceram oficinas de percussão especial em duas Unidades de Acolhimento Institucional (UAI).

LEIA MAIS:

Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Prefeitura de Curitiba

Fale com a comunicação

Veja Também

Outras Notícias

Oficina de Música chega ao fim com público de 50 mil pessoas em 250 eventos

Continue lendo

Coro de 80 crianças do MusicaR participa do encerramento da Oficina

Continue lendo

Famílias se encantam com ópera ao verem filhos no palco

Continue lendo

Homenagem a Waltel Branco e mais 14 shows em bares da cidade

Continue lendo

Despedida da Oficina de Música tem de rock no parque até ópera em teatro

Continue lendo