Ir para conteúdo
FCC

15h10

Ópera Carmen conta com participação de 70 crianças do MusicaR

A ópera Carmen, que provocou certo escândalo em sua primeira execução, em 1875, e se tornou popular com as árias Habanera e Toreador Song, será apresentada no Guairinha neste sábado (26/1), às 19h, e domingo (27/1), às 17h, na 36ª Oficina de Música de Curitiba.

Com regência de Abel Rocha, o concerto terá a participação de 70 alunos do projeto de musicalização infantil MusicaR, da Prefeitura. Todos os participantes do coro são jovens profissionais que passaram por cursos de canto nesta Oficina e ensaiaram cerca de dez horas por dia durante uma semana.

“Como a proposta é atender um grande público, usamos recursos do teatro. O texto de um personagem é dividido para diversos alunos. O que queremos, no fim das contas, é oferecer esta oportunidade a eles”,  diz o maestro.

Carmen, do compositor francês Georges Bizet (1838-1875), é dividida em quatro atos, e se tornou uma ópera atemporal porque trata de temas universais, ainda mais relevantes por estes dias. “Foi a primeira ópera que deu a um papel feminimo uma importância fundamental. Carmen é sabedora de seus direitos, senhora de si e de sua independência. O diálogo com o contemporâneo é intenso”, explica o maestro.

MusicaR

Além do coro adulto, a participação especial na ópera Carmen fica por conta do coral infantojuvenil formado por 70 alunos de 7 a 15 anos do projeto MusicaR. As crianças e adolescentes estão matriculados nos cursos oferecidos nas regionais Tatuquara e Bairro Novo e começaram os ensaios para esta apresentação no início da Oficina de Música.

“É uma obra de extensão vocal grande, com uma dificuldade considerável. Mas todos responderam bem e a expectativa é a melhor possível”, diz Cristiane Alexandre, coordenadora de canto do coral infantojuvenil do MusiCar. “Os alunos estão muito envolvidos e nossa proposta é fazer com que eles visitem um mundo não muito frequentado: o da cultura, da ópera, da música de concerto”, completa.

O projeto MusiCar foi criado em 2017 e está presente em cinco regionais da cidade – além de Tatuquara e Bairro Novo, há cursos gratuitos no Boqueirão, Cajuru e Pinheirinho. Os alunos destas três últimas regionais também se prepararam durante a 36ª Oficina de Música e se apresentarão em um dos concertos de encerramento do evento neste fim de semana.


Serviço: ópera Carmen com MusicaR

Dias: sábado (26/1), às 19h, e domingo (27/1), às 17h

Local: Guairinha (Rua Rua XV de Novembro, 971)

Ingressos pelo www.diskingressos.com.br ou diretamente na portaria do teatro

Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Prefeitura de Curitiba

Fale com a comunicação

Veja Também

Outras Notícias

Oficina de Música chega ao fim com público de 50 mil pessoas em 250 eventos

Continue lendo

Coro de 80 crianças do MusicaR participa do encerramento da Oficina

Continue lendo

Famílias se encantam com ópera ao verem filhos no palco

Continue lendo

Homenagem a Waltel Branco e mais 14 shows em bares da cidade

Continue lendo

Despedida da Oficina de Música tem de rock no parque até ópera em teatro

Continue lendo