Ir para conteúdo
FCC

Professor (Italia)

Anna Serova

Anna Serova

"... Uma personalidade extraordinária no mundo da música de câmara ... Ouvi uma performance, profundamente filosófica da Sonata de Shostakovich ... Juri Bashmet

"Anna Serova, que muitas vezes toca concertos de música de câmara comigo, Bruno Giuranna e Rocco Filippini, tem um som maravilhoso, uma técnica muito brilhante e musicalidade notável..." Salvatore Accardo

"...Uma musicista realizada ... Sua personalidade exibe traços de musicalidade intensa, clareza interpretativa, qualidade de som cativante e domínio completo da viola ...Uma impressionante presença no palco." Bruno Giuranna

Uma figura única na cena internacional tanto como solista e musicista de câmara, a violista Anna Serova tem várias composições dedicadas a ela nos últimos anos por alguns dos mais importantes compositores contemporâneos.

O compositor italiano Azio Corghi, impressionado pela extraordinária personalidade musical de Serova, escreveu para ela a dramática Cantata "Fero dolore", em uma versão com viola solo, uma mezzo soprano e orquestra de cordas.

Há também algumas performances mundiais, como "Tang-Jok (Her") e a ópera trágica de "Giocasta"  de Azio Corghi, "Dumka" de Paolo Pessina em Moscou.

Também executou o "The Holocaust Requiem" de B.Pigovat, em Manaus, o qual foi uma estréia brasileira, e "Viola Tango Rock Concert" do compositor Benjamin Yusupov em Belgrado.

Depois de estudar com Vladimir Stopicev no Conservatório de São Petersburgo, com Bruno Giuranna no Academy of Cremona e com Juri Bashmet na Academia Chigiana em Siena,  começou como musicista de concertos apresentando-se em importantes temporadas de concertos e festivais na Itália e no exterior.

Colabora com artistas como Ivry Gitlis, Bruno Giuranna, Salvatore Accardo, Rocco Filippini, Filippo Faes, Toby Hoffman. Atuou como solista com orquestras como a Sinfônica de Moscou, Sinfônica da Sibéria, a Sinfônica da Carélia, a Orquestra de Câmara de Krasnoyarsk, a Orquestra de Câmara do Estado de Arkhangelsk, a Orquestra de Pádua e do Veneto, a Orquestra do Teatro Olímpico, a Filarmônica de Belgrado, a Orquestra de Câmara do Teatro Amazonas, Amazonas Philharmonica.

Anna Serova é violista Solo do "Ensemble Punto It". Tem o prazer de oferecer sua arte para a caridade, tem sido a figura principal em dois projetos humanitários, "Polio Plus" (2002) e " Aiutiamoli a vivere "(2004), fortemente apoiado pelo Rotary Club de Cremona.

O novo álbum de Serova "Viola Collection - Anna Serova toca em uma viola Amati,   conhecida como "The Stauffer 1615", de propriedade da Fondazione Stauffer e preservada na Coleção do Concílio de Cremona. Em junho de 2006, a Administração da Cidade de Krasnoyarsk conferiu a violista o título de Attachè para Relações Culturais e Comerciais. Anna Serova é professora de viola e música de câmara na Academia Internacional de Biella "L.Perosi" e também freqüentemente leciona masterclasses de viola e música de câmara.